domingo, 25 de março de 2012

Rumo ao tricampeonato!


     Eu nunca sei como começar um post, preciso melhorar isso... Então, como foi dito no post anterior, ontem, dia 24/03, iniciou a batalha do Farrapos em busca do tricampeonato gaúcho, contra o Serra Rugby. Particularmente, foi um dia muito bom, pois fiquei a manhã vendo meu irmão de 9 anos treinar, e perceber que ele não vê a hora que o próximo treino chegue me faz muito feliz. E a tarde toda vendo o melhor time do Rio Grande do Sul jogar, perdendo (que foi o caso do time intermédio) ou ganhando (17 x 6 para o Farrapos principal), não importa qual seja o resultado final, assistir o Farrapos já é uma prioridade a qual eu não largo mão por nada.
     Foi um jogo equilibrado, onde as duas equipes mostraram que começaram o campeonato como deve ser: Com muita vontade de ganhar! As arquibancadas estavam quase cheias, e isso é um colírio para os olhos de quem vive dia-a-dia a façanha de explicar para as pessoas o que é o rugby, como se joga, por que nunca ouviram falar e etc. Tive que rir, com uma pequena vontade de chorar quando fui comprar uma coca-cola no intervalo, e  ouvi um comentário em um grupo de amigos que estavam indo em direção às arquibancadas: “Como é o nome do time mesmo?” “Farrapos, eu já te disse que é Farrapos!”. Ok. Bom, isso é um sinal que de jogo em jogo, mais pessoas estão conhecendo o rugby, e o time da nossa cidade. E nós sabemos, pelo menos eu sei, por experiência própria, que quem assiste uma vez, não se arrepende, muito pelo contrário, quer cada vez mais.
     Outra coisa que eu tenho que dizer aqui, e eu sei que vão me incomodar por causa disso, mas eu vou escrever mesmo assim porque uma das coisas que me faz amar o rugby é os valores que ele transmite, e eu não quero que eles se percam, é o seguinte... Com certeza vocês já viram alguns desentendimentos dentro de campo, alguns olhares nervosos, talvez empurrões... Mas, nunca viram um jogador dirigir qualquer palavrão dentro de campo a um adversário ou ao juiz. Em um jogo com tanto contato físico isso é normal, digamos assim. Porém, tenho certeza que sempre no final do jogo, vocês vêem as equipes se cumprimentando, e ontem até fazendo os gritos de guerra juntas. E depois, o ‘’terceiro tempo”, onde as equipes confraternizam juntas pelo jogo que tiveram. Isso mostra que por mais que haja algum desentendimento dentro de campo, o respeito sempre prevalece.  Por conta disso, eu os peço encarecidamente que a cena que eu vi ontem não se repita. Se dentro de campo todos estão jogando, sem ofender ninguém, apenas jogando com garra para conquistar o objetivo, que é vencer de forma justa, porque motivo alguém que talvez nem esteja assistindo ao jogo direito tem que chegar perto da cerca e chamar um jogador do time adversário de vários palavrões e o mandar ‘’baixar a bola”? Entendam que o nosso papel, é torcer, gritar, cantar, apoiar, da forma que quisermos, menos desrespeitando. E se alguém tiver que mandar algum jogador ‘’baixar a bola’’, esse alguém é o juiz. Nós somos torcedores.
     Não digo isso porque sou chata, talvez eu seja, mas a intenção é preservar esse modo diferente e correto que o rugby tem, e mostrar que como em toda situação da vida, cada um deve saber se portar no seu devido lugar, com a educação que se talvez os pais não deram, o rugby tentará dar.
      Por fim, parabenizo às duas equipes,  que venham jogos cada vez melhores ao Farrapos e juntos, torcida e time, conquistaremos este título, mais uma vez (haha). Não importa o quão difícil esteja o jogo, estaremos sempre acreditando, porque como eu já disse,  juntos somos mais!

8 comentários:

  1. E tu ainda me diz que pode ser criticada...deve é ser elogiada. É isto mesmo!!! Não presenciei a cena que descreveste ora por estar jogando ou por estar torcendo, infelizmente tem pessoas que tratam o rugby como os demais esportes ao qual estão acostumadas e desconhecem os valores presentes nele...mas acho que já conseguimos uma grande evolução...cada vez mais pessoas conhecem este esporte, cada vez mais pessoas mudam por causa deste esporte...e os estádios vão se enchendo,...ontem estava muito bonito o estádio da Montanha, cheiinho..

    ResponderExcluir
  2. Fiquei pelos colegas meus de time e amigos do Farrapos sabendo do ocorrido, realmente absurdo, feliz por um momento por não ter presenciado a cena e triste pelo ocorrido. Parabéns pela tua atitude como torcedora, digna do esporte que escolheste.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, o rugby realmente é um esporte diferente dos outros e mesmo tendo originado do futebol, não queremos que chegue ao ponto que o futebol (por exemplo) está hoje, quando falamos em respeito... Muito obrigada pelo apoio, é dessa união que o rugby precisa para se tornar cada vez maior! :D

    ResponderExcluir
  4. Acho muito relevante o apelo; mas penso que não cabe generalizar.

    Gostaria de aproveitar o veículo para rapidamente refletir sobre o ocorrido.

    O que eu pude perceber no sábado, foi a indignação de uma pequena parte da torcida, que foi muito pontual e medida.

    Os gritos ásperos, foram deferidos a um jogador em especial, o qual já teve algumas atitudes desleais jogando contra o Farrapos em temporadas passadas.

    A torcida ainda não tem tamanha frieza para engolir tal atitude calada.

    Penso que os dogmas de respeito do esporte, começam dentro de campo.

    Agradeço a oportunidade.

    ResponderExcluir
  5. Eu não generalizei, sendo mais específica, eu vi apenas duas pessoas fazendo isso.. Não tenho conhecimento de qual foi o jogador, mas de qualquer modo, quem deve puni-lo é o juiz, mas entendo o lado da torcida, que está acostumada a falar o que pensa e como quiser, a fim de defender seu time... Mesmo assim acho justo tentar conscientizá-los que ofendendo não é o modo certo de resolver qualquer problema.

    ResponderExcluir
  6. Volto a dizer; os dogmas de respeito do esporte, começam dentro de campo.

    Descrevi a situação acima, a fim registrar o que motivou tal ato.

    Não peço que entenda ou concorde. Fique com sua opinião.

    "conscientizá-los" não é o melhor termo a ser usado.

    E estranhamente, depois que esses torcedores decidiram se expor, e repreender publicamente o jogador em questão, ele parou!

    Ironicamente, essa atitude resolveu o problema.

    ResponderExcluir
  7. Se fosse você dentro de campo e alguém do lado de fora ofendendo a tua mãe, tu não iria gostar né? De qualquer forma, tudo começa assim, daqui uns dias as torcidas estão crescendo junto com o rugby, e virando uma pouca vergonha como são as do futebol. Claro, eu vou ficar com a minha opinião, onde o respeito tem que prevalecer DENTRO e FORA de campo, se DENTRO faltar respeito, quem corrige é o juiz, ou o torcedor que se manifeste de forma inteligente, não de forma BAIXA.

    Cada um sabe o que faz, e a imagem que quer ter para o time que torce. O jogador que faltou com respeito está criando uma imagem para o time dele, o torcedor também.

    ResponderExcluir
  8. Não me preocupo com imagem que os OUTROS tem. Cada qual interpreta e percebe a imagem que quer.

    Se fosse eu dentro de campo e alguém ofendesse minha mãe por alguma atitude desleal que eu tenha feito,teria que conviver com isso.

    Se fosse eu dentro de campo, e um jogador mal intencionado pisasse e quebrasse meu pulso, de propósito... Eu diria:

    - não faça isso, amigo.

    ResponderExcluir