segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

All Blacks! Rugby, cultura e inspiração

   Com certeza, quem conhece o rugby, conhece os All Blacks. Porém, sei de muitos leitores que estão conhecendo o rugby agora, então resolvi fazer esse post para quem não conhece, conhecer e se surpreender com esse time um tanto quanto... INSPIRADOR.
   O All Blacks, como é conhecido, faz parte da Seleção Neozelandesa de Rugby, e é um dos melhores times do mundo, têm uma história carregada de títulos e atualmente ocupam o primeiro lugar no ranking da Federação Internacional de Rugby.
   Além de jogar muito, eles prendem a atenção e dão um show a parte antes dos jogos, realizando o Haka, uma dança maori de guerra que era feita antigamente pelos seus descendentes. Na época, os índios acreditavam que o canto e a dança eram capazes de invocar os espíritos, os deixando assim, mais fortes para encarar a luta. Hoje, a intenção dos All Blacks não é muito diferente, além de cultivar a cultura maori, o Haka é intencional para mexer com o psicológico do adversário, e eu aposto que eles conseguem. 
   O All Blacks é meu time de rugby favorito, depois do Farrapos, é claro! Revelou grandes jogadores, como Jonah Lomu e Joe Rokocoko. E o que mais eu admiro, dão valor a sua cultura mesmo depois de muitos anos, mantêm a tradição e claro, servem como inspiração para muitos outros times. 
   Aqui está a letra, e o vídeo para quem quiser admirar e se arrepiar com o Haka:

Haka Ka Mate:

Ringa pakia! (Bata as mãos nas coxas)

Uma tiraha! (Estufe o peito)

Turi whatia! (Dobre os joelhos)

Hope whai ake! (Deixe o quadril seguir)

Waewae takahia kia kino! (Bata o pé o mais forte que puder)

Ka mate, ka mate (eu morro, eu morro)

Ka ora, ka ora (eu vivo, eu vivo)

Tēnei te tangata pūhuruhuru (Este é o homem peludo que está em pé aqui)

Nāna nei i tiki mai whakawhiti te rā …(Que trouxe o sol e o fez brilhar)

Ā upane, ka upane (Um passo para cima, outro passo para cima)

Ā upane, ka upane (Um passo para cima, outro passo para cima)

Whiti te rā, hī! (O sol brilha)

Haka Kapa o Pango:

Kapa o pango kia whakawhenua au i ahau!

Hi aue, hi!

Ko aotearoa e ngunguru nei!

Au, au, aue ha!

Ko kapa o pango e ngunguru nei!

Au, au, aue ha!

I ahaha!

Ka tu te ihiihi

Ka tu te wanawana

Ki runga ki te rangi e tu iho nei,

Tu iho nei, hi!

Ponga ra!

Kapa o pango, aue hi!

Ponga ra!

Kapa o pango, aue hi, ha!

Hii!!!


Tradução

Deixe-me transformar um com a terra

Esta é a nossa terra que treme

E é o meu tempo! É o meu momento!

Isto nos define como os All Blacks

É o meu tempo! É o meu momento!

Nossa dominação

Nossa supremacia vai triunfar

E seremos colocados ao topo

Samambaia de prata!

All Blacks!

Samambaia de prata!

All Blacks!
                                
    O Haka tradicional é o Ka Mate, mas em 2005, num amistoso contra a África do Sul, os neozelandeses apresentaram uma nova canção, que foi criada com o intuito de retratar a aparência contemporânea da Nova Zelândia, o Kapa o Pango. Este segundo Haka, gerou uma polêmica, por causa do gesto onde os jogadores arrastam a unha no pescoço, retratando a morte por degolação. Na verdade quem gerou a polêmica, como sempre, foi a imprensa, pois ao contrário dela, os adversários nunca reclamaram. Provavelmente a imprensa estava somente cumprindo seu papel de gerar discussão na mídia, e talvez era composta por alguns metidos à  politicamente corretos. Mas deixa pra lá, estamos falando de rugby, não de novela das oito...


 E aí, quem vai encarar?





Nenhum comentário:

Postar um comentário